22 C
Portel
quarta-feira, 17/07/2024
spot_img

O Relógio Solar do Jardim Botânico do Rio: Uma Obra de Arte e Ciência

- Publicidade a-
- Publicidade a-

O relógio solar do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um monumento histórico e científico que encanta os visitantes desde sua inauguração, em 1829. Ele foi construído pelo astrônomo francês Jean-Baptiste Debret e pelo escultor francês Marc Ferrez, e é considerado um dos maiores relógios solares do mundo.

O relógio solar consiste em um enorme pilar de granito com mais de três metros de altura, no qual foram gravadas as horas e os meses do ano. Uma linha de bronze em forma de gnômon, que aponta para o Polo Sul, é projetada no chão em um ângulo que corresponde à latitude do Rio de Janeiro, permitindo que as sombras indiquem o tempo solar verdadeiro.

Além de sua beleza estética, o relógio solar tem um valor científico importante, sendo utilizado como instrumento para a observação e estudo dos movimentos da Terra em torno do Sol. Ele é uma das atrações mais populares do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sendo admirado por visitantes de todas as idades e nacionalidades.

Visitar o relógio solar do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma oportunidade única para apreciar a arte, a ciência e a história em um só lugar. É uma experiência educativa e fascinante que vale a pena ser vivenciada por todos que têm interesse por astronomia, arquitetura e cultura brasileira.

Comentários do Facebook

Artigos relacionados

REDES SOCIAS

1,683FãsCurtir
1,963SeguidoresSeguir
4SeguidoresSeguir
4SeguidoresSeguir
8,571SeguidoresSeguir
277SeguidoresSeguir
213InscritosInscrever
- Publicidade -spot_img

Artigos Recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
ACESSIBILIDADE